X1: Conheça a modalidade oriunda do futebol com estilo de MMA

O X1 não para de crescer em todo mundo. Com características de MMA, a modalidade oriunda do futebol conquista cada vez mais torcedores e jogadores.

A principal organização responsável pela expansão em todo o planeta é o Desafio Um Pra Um. Com uma super estrutura, já realizou eventos em mais de 30 cidades. Inclusive, um Campeonato Nacional com Etapas no Recife, onde tudo começou, e também no Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. É considerada a organização pioneira da modalidade.

X1: Conheça a modalidade oriunda do futebol com estilo de MMA. (Imagem: Equipe Desafio Um Pra Um)
X1: Conheça a modalidade oriunda do futebol com estilo de MMA. (Imagem: Equipe Desafio Um Pra Um)

Como funciona a modalidade X1?

Não é difícil para entender! De cada lado do campo, society ou quadra, um goleiro e um jogador. Ganha quem fizer mais gols em dois tempos de 15 minutos. Se o jogador sofrer alguma lesão e não puder mais jogar, o vencedor é o adversário.

A modalidade une cinturão, card com vários confrontos em um mesmo evento, mas não é o UFC. Tem a bola como personagem principal, e o objetivo é fazer gols, mas não é o futebol tradicional.

Esse é o “X1”, a modalidade de futebol X1. O evento segue o modelo tradicional do MMA. Serão cinco duelos entre jogadores, e o jogo principal vale o “cinturão” da organização As partidas de X1 também costumam envolver premiações altas, além de apostas entre os investidores de cada atleta.

Transmissão dos jogos de X1 (onde e como assistir ao futebol X1?)

Os jogos de X1 são transmitidos no maior canal do YouTube sobre a modalidade: o Desafio Um Pra Um. Os duelos são exibidos em alta definição e com várias câmeras mostrando os melhores ângulos.

As narrações dos duelos são feitas por Narra Show e os comentários com Lei de Moisés e Bença Show. Todos os três são especialistas no X1 e “nasceram” no universo do futebol de várzea.

Foi do terrão, nas comunidades, que surgiram os principais jogadores do X1. Antes, eles não tinham nenhuma visibilidade e ficavam esquecidos após quase todos fracassarem na tentativa de entrar para o futebol profissional.

O canal do Desafio Um Pra Um no YouTube conta com mais de 300 mil inscritos. Inclusive, já foi premiado pela plataforma com uma placa de prata. No Instagram, a organização conta com mais de 430 mil seguidores. Além disso, possui um site com as principais notícias e matérias sobre o X1.

Pioneiro do X1

Além da super transmissão no Youtube, o Desafio Um Pra Um conta como porta-voz com Ney Silva, o influenciador digital e pioneiro do X1. Com um celular na mão, ele faz as famosas transmissões ao vivo e atrai milhares de seguidores. Inclusive, já chegou a somar mais de 150 mil usuários em uma única live.

No total, Ney Silva possui mais de 1 milhão e 300 mil seguidores no perfil no Instagram. Lá, ele reúne boleiros, peladeiros e amantes do futebol. Entre eles, Neymar, Ronaldo Fenômeno e outros grandes atletas e ex-jogadores.

As regras do X1

As regras do X1 são divididas em nove tópicos. São eles: campo de jogo, bola, tempo, início e reinício, atletas e comissão técnica, contagem de gols e desempate, arbitragem, shoot-out ou tiros livres e pênalti. Veja abaixo as principais informações sobre cada um deles.

Campo

Os jogos de X1 podem ser realizados nos campos de grama natural ou sintética (society) e também nas quadras de futsal. 

Bola

Society/campo: 68 e 69 centímetros de circunferência, possuindo de 08 a 10 libras de pressão, com peso entre 420 e 550 gramas.

Futsal: 62 e 64 centímetros de circunferência, possuindo de 08 a 10 libras de pressão, com peso entre 400 e 440 gramas.

Leia mais: Aposta do Super Silêncio, Léo Bahia busca consolidação no X1

Tempo

Dois tempos de 15 minutos nas competições. Os jogos apostados chegam em dois tempos de 20 minutos. Cada jogador tem direito a um minuto de parada técnica por etapa. 

Em caso de lesão, a partida é paralisada e o atendimento médico precisa ser acionado. Se o jogador ou goleiro não tiver condição de jogo, vence a outra dupla.

Início e reinício de jogo

O árbitro precisa realizar um sorteio para o vencedor escolher o lado e se terá direito a saída de bola. No segundo tempo, quem perdeu o sorteio inicial começa com a bola. Após o gol, a bola fica com o atleta que sofreu o gol.

Atletas e membros da comissão técnica

Os jogadores e goleiros precisam estar minimamente padronizados, além de usarem os materiais básicos de proteção. Se o atleta tirar a camisa, será aplicado um cartão amarelo. 

Gols e desempate

A bola precisa ultrapassar completamente a linha do gol. Não vale gol de goleiro no X1. Em caso de empate, desempate nas cobranças alternadas de shoot-out no campo e tiro livre de dez metros na quadra.

Arbitragem

Deve ser aplicada a punição com shoot-out/tiro livre: mais de cinco faltas (não acumula entre os tempos), dois cartões amarelos e contato do goleiro fora da área com a bola.

Em caso de cartão vermelho, o jogador expulso será decretado como o derrotado.

Shoot-out/tiro livre

Shoot-out: a bola precisa ser colocada na linha do shoot-out, o jogador tem cinco segundos para finalizar, o goleiro precisa estar na linha gol até o primeiro toque do jogador e a defesa não pode ser realizada fora da área.

Tiro livre: a bola precisa ser colocada na marca dos 10 metros e não pode existir mais nenhum jogador entre a bola e o goleiro, que tem que ficar posicionado na distância mínima de cinco metros da bola até que ela seja chutada pelo cobrador.

Inscreva-se agora e comece a jogar na F12.bet 

Pênalti

O pênalti é concedido quando o jogador sofre uma falta dentro da área adversária. A bola tem que ser colocada na marca do pênalti e o goleiro precisa ficar em cima da linha do gol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *