Exclusivo: Vassoura comemora novo momento e traça planos no X1

Um dos pioneiros do X1, Vassoura vive uma nova ascensão na modalidade. Aos 37 anos, ele superou as expectativas, atropelou Gegê e faturou o cinturão de campeão nacional no futsal. De quebra, ainda se tornou o único jogador que conquistou o título nos dois territórios.

Exclusivo: Vassoura comemora novo momento e traça planos no X1
Exclusivo: Vassoura comemora novo momento e traça planos no X1 (Imagem: Equipe Desafio Um Pra Um)

Vassoura foi o primeiro do dono do posto de “01” do X1 e defendeu o cinturão no society em duas oportunidades. Natural da cidade de Jaboatão dos Guararapes, o jogador do time Super Silêncio é dono de uma história incrível dentro e fora dos campos, onde também tem no currículo passagens pelo futebol profissional.

Leia mais: X1: Vassoura atropela Gegê, fatura cinturão do futsal e entra para história

Em entrevista exclusiva ao site do Desafio Um Pra Um, Vassoura comemorou os últimos resultados e traçou o futuro dentro do X1 e X2. Ele ainda relembrou as dificuldades que passou na infância e ressaltou o quanto foi gratificante superar os obstáculos da vida para colher os frutos ao longo da carreira.

Veja a entrevista na íntegra com Vassoura

Cinturão

Estava com um peso muito grande nas costas, de verdade. Muitas pessoas criticando. Até então, o favoritismo era todo de Gegê. Procurei focar no jogo, sabia de tudo que representava a partida. Graças a Deus, deu tudo certo. O peso estava grande, mas acho que algumas pessoas ficaram caladas depois do jogo.

Careca

Quando se fala de goleiros de futsal no Brasil, a gente lembra logo de Careca e Guita. Só que o nome de careca é mais citado, até porque ele já jogou um jogo de desafio. Ele meio que estava aposentado, só que tinha pouco tempo, uns 10, 15 dias. Então, a gente conversou, ele estava bem e foi um convite pontual. Mas quem sabe, né? Talvez possamos segurar esse goleirão por mais tempo no X1.

Campeonato Nacional

Foi uma experiência muito boa participar (da etapa do Ceará). Fiz um bom empate contra L7, onde perdi por 5×3; Ele é um menino que vem muito bem e numa sequência muito boa. Ainda fiz outros dois jogos, ganhei de dois jovens jogadores. Acho que ainda posso jogar em alto nível por mais uns dois, três anos.

Território

É difícil dizer (qual me sinto mais à vontade). Mas o futsal sempre foi a minha praia. Por mais que eu tenha sido eleito o melhor jogador do mundo no Fut 7. Hoje, talvez, eu me sinta melhor um pouco mais no futsal do que no Society.

História

Quando criança, eu só pensava em ser digno das minhas conquistas. A primeira delas era ter um teto para morar. Para quem não sabe, eu morei literalmente na rua. Meus pais me abandonaram. Então, eu queria ser digno das minhas conquistas. 

Nunca fiz nada de errado. Nunca bebi, nunca fumei, nunca usei drogas. Sempre caminho do lado certo, independente de qualquer coisa. Eu tinha o meu Deus no coração, que me sustentava, que colocava a mão sobre mim quando eu vivia na rua e perto de coisas ruins. Mas nunca aceitei essa situação.

Leia mais: Exclusivo: Professor Marivanio mira no cinturão nacional do X1

Me sinto um cara realizado. Onde eu chego, as pessoas gostam de mim, mas não só pelo que fiz jogando. Também pela pessoa que sou, a índole que tenho. Estou muito feliz com tudo que consegui construir. Um dia vou parar de jogar e o que vai ficar é o meu caráter.

Preparação

Como nunca tive ninguém para me orientar desde o início, sempre fui desleixado, mas não acomodado. Não vou falar 100%, mas 50%. Se eu fosse mais centrado ou tivesse alguém por trás me orientando desde o início, a história poderia ser diferente.

Realmente, quebrei as duas pernas, passei por cirurgia nos dois joelhos. Foram momentos difíceis. Antes dos jogos, ainda bate uma dorzinha, mas isso só me fortalece para conquistar as vitórias.

Orgulho

O título de melhor jogador do mundo de Fut 7 e também ficar entre os dez melhores jogadores do mundo no futsal foram as conquistas que mais me deram orgulho. Quando peguei a bola de ouro do Fut 7, lembrei de tudo que passei na vida. Foi uma conquista muito gratificante.

Rotina

A partir do momento que os jogos são marcados, a gente começa a treinar, cerca de 20 dias antes, focado apenas no território que vai ser a partida. E, claro, uma hora ou outra, encaixa o treino físico na rotina.

Top 3 do X1

Para mim, no geral, acho que Daniel é o melhor jogador. Em segundo lugar, fico com Bolt. Em terceiro, o L7.

Merlim

Vai ser um grande jogo. A idade é a mesma. Será mais de igual para igual. Respeito demais a história do Merlim. Ele chegou aqui sem saber de nada e ganhou um jogo muito difícil contra Gegê. Preciso me preparar muito porque será um grande espetáculo.

Marcante

Acho que essa última partida foi a mais marcante. Por tudo cercou: a diferença de idade, o favoritismo todo para Gegê e as fortes críticas em cima de mim. Depois que bateu o centro, que o jogo começou, fiquei totalmente focado no duelo. Tinha uma pressão muito grande nas costas. Todos estavam dizendo que eu estava aposentado. Porém, mostrei que não é bem assim e ainda tenho muita lenha para queimar.

4 comentários em “Exclusivo: Vassoura comemora novo momento e traça planos no X1”

  1. Ana Santos

    Sem sombra de dúvidas,o Vassoura é um Gênio, mágico, gigante e atleta. Depois de todo que o próprio passou,preferiu ser um cara humilde,educado e cortês com qualquer um que ele cumprimenta. Parabéns pela sua linda história,e vc é o número 1 da parada.

  2. História muito linda desse profissional grande jogador merecer muitas vitórias parabéns pela sua história 👏👏👏

  3. Josenildo nakia

    Vassoura 🧹 é um jogador excelente gosto muito do seu futebol,e como pessoa acho que é um grande homem exemplo de ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *