Os árbitros tiveram a grande oportunidade de realizar uma “imersão” nas regras do X1 e X2. Em evento organizado pela Academia de Um pra Um, a Akadum, organização ligada ao Desafio Um Pra Um e que tem Laryssa Barros como diretora, os profissionais passaram por uma capacitação de três dias. Esse foi mais um passo dado para o desenvolvimento e a profissionalização da modalidade que mais cresce no Brasil e também no mundo.
“A primeira turma contou com árbitros que já possuíam um grau elevado de conhecimento sobre o X1, mas as outras podem servir como uma ‘porta de entrada’ para o público que ainda não vivencia a modalidade”, afirmou Adja Andrade, uma das coordenadoras da Akadum.
O curso para os árbitros de X1 e X2 foi coordenado pelo experiente ex-arbitro Gleydson Leite. Ele já passou pelo quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e comandou partidas em todas as divisões do Campeonato Brasileiro.
Além disso, apitou jogos do Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Gleydson Leite, atualmente, integra o quadro de arbitragem do Recife Bom de Bom e Copa Pau Brasil de São Lourenço da Mata.
“As expectativas são as melhores possíveis para a modalidade, até mesmo pelo crescimento do X1 no Brasil. O curso foi criado para contribuir na formação dos árbitros e atrelar as experiências dos profissionais que já atuam no meio”, afirmou.
“Iremos implementar um modelo de acompanhamento para realizar futuras correções que sejam necessárias. Assim, iremos qualificar cada vez mais os árbitros, além de elevar o nível de cada um no decorrer da carreira”, completou Gleydson Leite.
No total, 22 árbitros participaram da capacitação da Akadum nos últimos dias 3, 4 e 5 de março. O curso para os juízes de X1 e X2 foi realizado na Arena DBV Juventus.
Leia mais: Futebol X1: Regras da modalidade, principais atletas e onde assistir
“Sem dúvida, a capacitação foi muito importante. Assim, tivemos a oportunidade de nos prepararmos da melhor forma possível. Conhecimento nunca é demais”, afirmou a aluna do curso de arbitragem do X e X21, Elaine Alves.
“Espero poder estrear rapidamente no X1. Sou árbitro há mais de 15 anos no futebol, futsal e Fut 7, e espero mostrar o meu trabalho na modalidade. A Akadum está de parabéns pelo trabalho”, ressaltou o também aluno Wagner Cabral.
O que é a Akadum?
A capacitação dos árbitros para o X1 foi apenas o “pontapé inicial” da Akadum. A ideia da organização é profissionalizar e desenvolver todas as áreas que cercam a modalidade.
“Começamos pelos árbitros, mas vamos passar pelos treinadores, preparadores físicos e analistas de desempenhos”, garantiu Victor Fernandes, um dos coordenadores da Akadum.
“Esse caráter profissional é fundamental para as pessoas entenderem como funcionam os processos. Desta forma, iremos conseguir profissionalizar cada vez mais o X1, que é o nosso principal objetivo”, acrescentou Victor Rodrigues, também coordenador da Akadum.
É Uma grande oportunidade profissional acredite
Não perca tempo Akadum a melhor do Brasi.